Ao entrar na furna do Buraco do Padre ou na Fenda da Freira fique muito atento e olhe ao seu redor, pois o Opilião é um dos moradores destes ambientes!
É bem comum as pessoas confundirem os opiliões com as aranhas, mas não estão errados em confundir… Os opiliões também são aracnídeos e de fato se parecem com as aranhas, possuem 8 pernas que se caracterizam por serem longas e articuladas.
Esses animais são comuns em todo o Brasil, e receberam este nome por conta de uma inusitada associação: em latim, opilião significa “pastor de ovelhas” e na Roma antiga os pastores usavam pernas de pau para enxergar mais longe e, assim, conseguir contar os seus rebanhos. Basta observar um oplião para entender a analogia.

A maioria destes aracnídeos prefere viver em ambientes úmidos e com pouca luminosidade, estando presente muitas vezes em cavernas. Por este motivo, é fácil visualiza-los em locais bem específicos do Parque, os com baixa luminosidade e bastante umidade (Furna e Fenda). Ele possuem hábitos noturnos e se alimentam de matéria orgânica.
Não precisa ficar com medo ao encontrar este animal, pois para os humanos eles não representam nenhum tipo de ameaça, haja vista não serem venenosos. Os opiliões se defendem exalando “mau cheiro” para afastar seus predadores, por meio de uma glândula, e podem fingir-se de morto ou até perder uma perna para distrair o predador durante a fuga.
Nunca manipule este animal, respeite o individuo em seu ambiente!
Esse texto foi escrito por: Jad Ferraz
Deixe uma resposta