Visando a qualificação constante das equipes de atendimento ao público e de manutenção do Parque de Natureza Buraco do Padre, no período compreendido entre os dias 10 e 13 de maio, ocorreu mais uma edição da Capacitação de Técnicas em Ambiente Vertical para Condutores de Atividades de Aventura, com foco na
operação da Mega Revoada – A tirolesa do Buraco do Padre.
A atividade teve duração de 32 horas e foi planejada para ocorrer em quatro dias seguidos. Orientada pela Marumby Consultoria e Treinamento & Vertical Soluções; tendo como base as melhores práticas nacionais e
internacionais, bem como as normas desenvolvidas para o Turismo de Aventura, no âmbito da Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT.
Pela capacitação, foi atendida, em especial, a norma transversal ABNT NBR ISO 21101 – Turismo de aventura — Sistemas de gestão da segurança – Requisitos, que é a premissa fundamental para melhor receber os visitantes abrangendo todas as atividades no Parque. Também foram contempladas as normas específicas de Técnicas Verticais: ABNT NBR 15501 Parte 1 – Requisitos para Produtos e a Parte 2, ABNT NBR 15502 de Procedimentos, que especifica quais técnicas devem ser preconizadas durante as operações, definindo um dos documentos mais importantes da Gestão da Segurança, o Procedimento Operacional Padrão (ou Padronizado) – também conhecido como “POP”, que no caso do Buraco do Padre detalha desde a compra até a realização da atividade com os visitantes, alertando para importância de seguir os procedimentos apresentados pelos condutores na integração.

A capacitação teve uma introdução teórica que apresentou o processo de Normatização desenvolvido pelo Ministério do Turismo, junto à ABNT, que orientou o programa de Qualificação e Certificação, AVENTURA SEGURA e, em seguida, foi apresentado o processo de Normalização que é a aplicação das normas técnicas criadas aplicadas à operação comercial.
Vale comentar que estas Nnormas Brasileiras se tornaram referência mundial, pois nenhum outro País havia desenvolvido normas para as operações turísticas de aventura. A pártir do momento que vários países com vocação para a aventura começaram a utilizar as normas Brasileiras, estas foram reconhecidas pelo sistema ISO – International Standard Organization.
Após esta introdução teórica inicial e a apresentação dos equipamentos, a capacitação abrangeu na prática o conhecimento sobre nós e voltas utilizados na operação, num passo a passo desde a posição horizontal até a vertical, com a aplicação de técnicas individuais e depois em duplas, habilitando os participantes a executarem com segurança a condução dos convidados na Mega Revoada e demais atividades verticais do Parque.

O último dia foi intensivo na padronização dos procedimentos da Mega Revoada, quando a equipe de condutores especialistas que operam a atividade apresentaram a operação aos futuros condutores e convidados seguindo o passo a passo completo da operação.
Em especial, agradecemos a participação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Paraná, que encaminhou dois integrantes do Grupamento de Ponta Grossa, fortalecendo importante integração e parceira entre o Parque de Natureza do Buraco do Padre com os órgãos públicos.

Esse texto foi escrito por: Ronaldo Franzen, o Nativo – Marumby Montanhismo.
Deixe uma resposta