COM A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE, UMA VOTAÇÃO ONLINE IRÁ DEFINIR A ESCOLHA DOS RÓTULOS PARA O ATRATIVO TURÍSTICO.
Já estão abertas as inscrições do concurso para a escolha do design dos rótulos das cervejas oficiais do Parque de Natureza Buraco do Padre, localizado em Ponta Grossa, na região de Itaiacoca. Podem participar da iniciativa maiores de 18 anos que tenham interesse em promover a sua arte. Artesãos, designers, ilustradores, fotógrafos, desenhistas, artistas e demais profissionais são bem-vindos. O prazo de inscrição vai até o dia 10 de outubro.

A escolha das cervejas foi realizada em um concurso de prova às cegas.
O concurso é uma ação conjunta entre o Buraco do Padre, o Sebrae/PR, a Associação Ponta-Grossense da Indústria Cervejeira (Apic), a Secretaria Municipal de Turismo e a Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa. O objetivo é estimular a inovação e a criatividade, além de promover e valorizar o patrimônio natural e cultural da região.
“Esperamos envolver nessa iniciativa a comunidade da região dos Campos Gerais. O concurso é uma forma de promover o empreendedorismo regional além de aumentar o nível de consciência e a conexão do público em relação ao bioma e cultura locais.”, comenta o gestor do Parque de Natureza Buraco do Padre, Alvaro Fernandes Dias Filho.
Será escolhido um rótulo para cada um dos quatro estilos de cervejas artesanais (Pilsen, APA, IPA e Witbier) que receberão a “marca” do atrativo turístico, visitado anualmente por aproximadamente 50 mil turistas do Brasil e do exterior. Os estilos foram selecionados no mês passado em uma degustação às cegas realizada por um corpo de jurados.
Uma das obrigatoriedades para participar do concurso é que o participante seja morador de um dos municípios da região dos Campos Gerais, incluindo Arapoti, Carambeí, Castro, Curiúva, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.

O Chef Maurício Dobis foi um dos jurados.
Para o concurso foram definidos quatro temas: “atrativos naturais”, “fauna local”, “flora local” e “tradição e cultura”. Em cada um deles foi feita uma subdivisão. No tema “atrativos naturais”, por exemplo, o rótulo para o estilo Pilsen deve ser alusivo ao Buraco do Padre; no estilo APA ao Poço Encantado; no estilo IPA à Fenda da Freira, e no estilo Witbier ao Setor Macarrão, atrações do Parque de Natureza Buraco do Padre.
Os participantes devem se inscrever em, pelo menos, um dos temas listados e é necessário desenvolver a arte para os quatro estilos de cerveja dentro do tema escolhido, seguindo o mesmo padrão estético. Os interessados podem submeter designs para mais de um grupo de rótulos, mas a submissão de apenas um rótulo será desqualificada.
A ação acontece em duas etapas, sendo que na primeira delas, que acontece de 10 a 12 outubro, todos os rótulos serão analisados por uma equipe técnica interna, que validará se todos os itens estão de acordo com o dispositivo do regulamento, bem com os valores e propósito do Parque de Natureza Buraco do Padre.
A inovação, originalidade e a atratividade das artes também serão analisadas. Serão qualificados, nesta etapa, até oito participantes.
Já na segunda etapa, os rótulos selecionados anteriormente serão submetidos a votação popular, no período de 13 a 19 de outubro. A escolha se dará em forma de enquete a ser realizada pelo Instagram do Buraco do Padre.
A premiação acontece no dia 23 de outubro. O primeiro colocado recebe R$ 1.500 e o segundo R$ 500, além ingressos cortesia para quatro pessoas no Buraco do Padre, um pack com 24 cervejas especiais produzidas em Ponta Grossa e 10 horas de consultorias com o Sebrae/PR.
Clique aqui e faça o download do Regulamento Concurso Rótulos Cervejas Buraco do Padre.

Os jurados: Beto Madalosso, Paulo Stachowiak, Adonai Filho, Elizabeth Schmidt, Alvaro Filho, Gisele Alonso e Mauricio Dobis
“O concurso é um estímulo ao empreendedorismo e abre oportunidade para os profissionais criativos da região. É uma forma de fomentar a inovação e a criatividade promovendo o desenvolvimento regional através do turismo, setor economicamente importante para o Estado”, frisa a consultora do Sebrae/PR, Nádia Terumi Joboji.
Assessoria de Imprensa Sebrae/PR em colaboração com o PARNA Buraco do Padre.
Deixe uma resposta