Buraco do Padre copia Parque Vila Velha e isenta entrada para pessoas com deficiência

Experiências

Buraco do Padre copia Parque Vila Velha e isenta entrada para pessoas com deficiência

Com a nova política, o Buraco do Padre reforça a tendência de turismo mais inclusivo e acessível, inspirando outras atrações a seguirem o mesmo caminho

O Parque de Natureza Buraco do Padre, um dos principais atrativos naturais de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, agora oferece entrada gratuita para pessoas com deficiência. A medida, que amplia o acesso ao turismo de natureza, replica exatamente o modelo já adotado recentemente pelo Parque Vila Velha, que batizou a ação com o nome “Ingresso Luigi”.

“Fomos impactados e sensibilizados pelo lançamento do ingresso Luigi no Parque Vila Velha e pudemos perceber a importância de promover ainda mais inclusão nas atrações turísticas e culturais da nossa cidade. Sem nenhum problema em copiar aquilo que é bem feito. Replicamos exatamente o mesmo benefício oferecido no Parque vizinho, agora também disponível no Buraco do Padre”, declarou Álvaro Fernandes Dias Filho, gestor do atrativo.

Buraco do Padre agora oferece entrada gratuita para pessoas com deficiência. Foto: Albori Ribeiro

A gratuidade é válida para pessoas com deficiência intelectual/múltipla e com autismo, portadores de síndromes raras com comprometimento cognitivo moderado ou grave, pessoas com deficiências motoras que exijam o uso de dispositivos de apoio.

Para garantir o benefício, o visitante deve apresentar documento oficial que comprove a deficiência. Apenas um acompanhante do visitante com deficiência terá direito à meia-entrada. A isenção, conforme reforça o gestor do Buraco do Padre, contempla somente o ingresso básico. Itens opcionais como alimentos, bebidas, souvenires e atividades extras – como a Tirolesa, Fenda da Freira e a Experiência Noturna – continuam sendo cobrados à parte.

Antes da nova medida, o Buraco do Padre já aplicava a Lei nº 12.933/2013, que garante meia-entrada a pessoas com deficiência e a seus acompanhantes. A novidade agora é a gratuidade total para esse público, ampliando o acesso a um dos principais pontos turísticos da região dos Campos Gerais.

Abrir mapa Abrir mapa Fechar mapa Fechar mapa