Buraco do Padre fortalece parcerias e busca inovação na FIDI 2025

Experiências

Buraco do Padre fortalece parcerias e busca inovação na FIDI 2025

Evento reúne profissionais do setor turístico, empresários, gestores públicos e organizações de diversas partes do mundo

O gestor do Parque de Natureza Buraco do Padre, Álvaro Fernandes Dias Filho, marca presença da Feira Internacional de Destinos Turísticos Inteligentes (FIDI), realizada de 19 a 22 de março, em Bonito (MS), referência mundial em ecoturismo. Com o objetivo de fazer benchmarking, conhecer novas formas de operação e reforçar laços de cooperação com o Parque Vila Velha, a expectativa é trazer insights para o desenvolvimento do turismo na região dos Campos Gerais.

Visita técnica na Gruta do Lago Azul, em Bonito (MS). Foto: Divulgação

A FIDI é organizada pelo Instituto Ciudades del Futuro (ICF) e tem como missão compartilhar experiências e conhecimentos sobre o modelo de Destino Turístico Inteligente (DTI). O evento reúne profissionais do setor turístico, empresários, gestores públicos e organizações de diversas partes do mundo para discutir inovação, sustentabilidade e tecnologia aplicadas ao turismo.

À esquerda, Álvaro Fernandes Dias Filho (Parque de Natureza Buraco do Padre); Arandy Júnior (Parque Vila Velha); Edmundo Dineli (Abismo Anhumas) e Leandro Ribas (Parque Vila Velha). Foto: Divulgação.

Durante a visita, Álvaro teve a oportunidade de conhecer a gestão de diversos empreendimentos de referência em Bonito. Um dos encontros foi com Edmundo Dineli, gestor do Abismo Anhumas, uma das principais atrações da cidade. Dineli apresentou o case de Bonito, que desde os anos 1990 se estruturou para atender os turistas de maneira integrada. O modelo inclui a compra de ingressos via agências, o envio de guias capacitados e a organização eficiente dos meios turísticos. Este sistema está sendo estudado para possível aplicação em Ponta Grossa, com o objetivo de aprimorar a experiência dos visitantes.

Painel sobre SGC realizado na FIDI 2025. Foto: Divulgação

Além disso, Álvaro visitou o Hotel Zagaia e a Gruta São Miguel, conhecendo de perto as operações e produtos oferecidos nesses empreendimentos. Também esteve no Rio Formoso, referência no sistema de gestão de segurança em turismo de aventura e alinhado com as normas da ABNT, um modelo que pode contribuir para a qualificação dos atrativos turísticos da região.

Outro ponto importante da participação na FIDI, conforme Álvaro, é o fortalecimento da parceria entre o Buraco do Padre e o Parque Vila Velha. O intercâmbio de experiências e boas práticas podem contribuir para transformar Ponta Grossa em um Destino Turístico Inteligente, consolidando a cidade como referência no turismo sustentável e inovador.

“A presença do Buraco do Padre na FIDI reforça o compromisso com a inovação e a excelência na gestão turística, além de evidenciar a importância do trabalho conjunto entre a iniciativa privada e o setor público para o crescimento do turismo em Ponta Grossa e região. O aprendizado adquirido no evento será fundamental para a evolução dos atrativos locais e para a construção de um destino cada vez mais preparado para receber visitantes do Brasil e do mundo”, destaca Álvaro.

O gestor do Parque Vila Velha, Leandro Ribas, acredita que o turismo de natureza se fortalece quando há uma visão integrada do destino. A conexão entre o Parque Vila Velha e o Parque Buraco do Padre amplia as possibilidades de visitação, incentiva o turismo regional e cria um circuito de atrativos, ampliando a oferta e possibilitando que empreendimentos menos conhecidos também possam ter visibilidade para oferecer os seus produtos de  experiência, impulsionando, desta forma, o turismo de forma integrada e como região.

“Nosso objetivo é promover essa sinergia para oferecer aos visitantes experiências complementares, diversificadas e de alto valor agregado, sempre alinhadas a um modelo de turismo mais sustentável e inovador”, completa.

Abrir mapa Abrir mapa Fechar mapa Fechar mapa