O PARQUE
PARA CONSERVAR A NATUREZA, É NECESSÁRIO PARTICIPAR DELA
Somos apaixonados pelos Campos Gerais do Paraná
Aqui no Buraco do Padre a gente acredita que uma forte conexão com a natureza pode se transformar em conservação. É como dizem: quem ama, cuida! Mas para amar a natureza é preciso participar dela. E esse é o nosso propósito: fazer com que você participe da natureza.
Nós crescemos aqui e somos apaixonados pelos Campos Gerais do Paraná. Temos o privilégio de conviver com essa natureza exuberante e, por isso, entendemos a necessidade de preservá-la. Dessa forma, abrimos a nossa casa, para que vocês também possam participar da natureza e sentir toda essa energia.
Essa é a nossa história
A Furna Buraco do Padre é um monumento natural que impressiona e remete a uma história de mais de cem milhões de anos atrás, muito antes da chegada, em Ponta Grossa-PR, do Sr. Ferdinando Scheffer Jr, idealizador do Parque.
Nascido em 1933, em Ipiranga-PR, desde “piazinho” Ferdinando aprendeu a amar e cuidar da natureza, porque ali cresceu, rodeado por florestas preservadas e com muitas Araucárias.
Até hoje, aos 90 anos, Ferdinando conta orgulhosamente que com o primeiro salário que recebeu logo ‘correu’ comprar uma pequena área cheia de araucárias – que em tese não teria valor econômico, mas que para ele valia muito mais do que qualquer quantia em dinheiro.
Depois, já nos anos 80, ainda apaixonado por natureza, o Sr Ferdinando adquiriu uma propriedade chamada Fazenda Cercadinho, sob o pretexto de fazer agricultura no local, mas o verdadeiro motivo era outro: essa fazenda tinha em sua área uma enorme parte de preservação ambiental. Nela haviam florestas intocadas, paredões rochosos esculpidos pela ação do tempo e uma cachoeira lindíssima, conhecida como o Buraco do Padre. Aliás, à época, essa grande área de preservação permanente era motivo o suficiente para tornar o imóvel pouco atrativo para investidores, mas não para o Sr. Ferdinando.
Encontro de gerações que deu certo
Mesmo que o Sr. Ferdinando Scheffer tentasse, os visitantes não respeitavam o local e a natureza. Por isso, em 2015, ele resolveu vender a fazenda, mas a sua neta Priscila Scheffer Dias pediu uma chance para tentar organizar as coisas. Assim, inspirada no que havia conhecido no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia – Estados Unidos, Priscila iniciou um projeto de recuperação da área degradada com foco no uso sustentável.
A iniciativa de Priscila trouxe resultados e, desde então, o local foi gradualmente se recuperando, ano após ano. Além disso, já foram realizadas inúmeras melhorias relacionadas à infraestrutura e segurança, tornando o Parque um local seguro e confortável para receber visitantes de todos os lugares do mundo.
Transformar o mundo num lugar melhor
O acontecimento fez com que Priscila se desse conta sobre a necessidade de repensar as formas de visitação, para atender ao verdadeiro propósito do local: proporcionar conexão com a natureza para todas as pessoas.
Diante disso, o uso público foi replanejado, e até os dias de hoje são realizados investimentos para melhorar a experiência de quem visita o local. Nesse tempo o Buraco do Padre se tornou um Parque de Natureza, proporcionando a cada vez mais pessoas a oportunidade de participarem da natureza, para amá-la e respeitá-la, assim como o Sr. Ferdinando ensinou, com o sonho de transformar o mundo num lugar melhor.
Rico em experiências únicas
Ponta Grossa é um destino que agrada tanto àqueles que buscam aventuras ao ar livre quanto aos que apreciam uma verdadeira imersão cultural. O Buraco do Padre, com sua espetacular furna e paisagens de tirar o fôlego, é apenas uma das inúmeros joias que a ‘Princesa dos Campos’ tem para mostrar, como o Parque Estadual de Vila Velha, as Furnas do Passo do Pupo, a Cachoeira da Mariquinha, o Salto Rio São Jorge e a Capela Santa Bárbara. Além disso, a cidade abriga museus, igrejas históricas, a Estação Saudade, a Mansão Vila Hilda e festivais culturais. Ainda, os turistas podem contar com uma boa gastronomia repleta de variedades e sabores únicos. Para além dos pratos típicos, Ponta Grossa é reconhecida como um Polo Cervejeiro, com uma vasta oferta de cervejarias artesanais bem como as fábricas das gigantes Heineken e Ambev.
Um cidade acolhedora
Ao explorar Ponta Grossa, você se conectará com a biodiversidade dos Campos Gerais e a tradição cultural que molda essa cidade bicentenária que se desenvolveu no período do tropeirismo.
Deixe-se envolver pela magia deste destino rico em experiências únicas, onde a natureza e a cultura se unem harmoniosamente.
400 milhões de anos atrás
O Parque de Natureza Buraco do Padre é uma propriedade privada que se encontra dentro dos limites do Parque Nacional dos Campos Gerais, a uma distância de 120 km de Curitiba, no município de Ponta Grossa (Paraná).
O atrativo principal do Parque é a icônica Furna Buraco do Padre, uma cavidade vertical que se estende a impressionantes 40 metros de profundidade, formando um verdadeiro anfiteatro rochoso. É lá que uma majestosa cascata, com cerca de 30 metros de altura, emerge do meio da rocha, apresentando um fenômeno raro visto em poucos lugares no mundo.
Além do Buraco do Padre, o local também é conhecido por outro atrativo natural fascinante: a Fenda da Freira. Esta cavidade natural impressiona pelas diferentes tonalidades de verde nos paredões e pela luminosidade ao longo do seu corredor arenoso que se estende por 300 metros e preserva marcas de um passado que remontam a incríveis 400 milhões de anos atrás.
O Parque Nacional dos Campos Gerais
O Parque Nacional dos Campos Gerais (PARNA dos Campos Gerais) é uma unidade de conservação federal criada em 2006 e se estende por cerca de 21 mil hectares, contemplando os municípios de Ponta Grossa, Castro e Carambeí.
O Parque foi criado com o objetivo de preservar os remanescentes das Florestas de Araucária e Campos Sulinos da região, além de proporcionar pesquisa científica, educação ambiental e turismo ecológico.
O Parque de Natureza Buraco do Padre é um empreendimento privado, gerido pelos proprietários da área, sem recursos públicos, e possui autorização direta pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes da Biodiversidade).
Dentre outras atrações inseridas nessa Unidade de Conservação, destacam-se as Furnas do Passo do Pupo, o Salto São Jorge e a Cachoeira da Mariquinha.